quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Conteúdo 1º ano

PLANO DE ENSINO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA:Educação Física
CURSOS :Comércio e Redes de computadores
SÉRIES: 1º ano A e 1º ano B
ANO LETIVO: 2012
CARGA HORÁRIA: 40hs
PROFESSOR(A): Emanuely Barroso Magno
I - OBJETIVOS
1. Geral:
·         Conhecer e entender a importância da disciplina a partir de conteúdos básicos que tratam sobre a origem e Evolução da Educação Física, corporeidade, lazer, atividade física, dança, lutas e saúde, contidos no primeiro aprender.       Conhecer a importância do atletismo no contexto histórico e sua relevância para a construção dos demais esportes, bem como as qualidades físicas do ser humano relacionadas com a corrida, saltos e arremessos, tendo como base a contração muscular e a capacidade cardíaca. ( e a organização de eventos esportivos e culturais)
2. Específicos:

1.       Reconhecer e compreender a prática efetiva e regular da Educação Física como dever da escola e direito do aluno, identificando este fazer pedagógico na perspectiva da cultura corporal/cultura humana.
2.       Conhecer a origem e evolução da Educação Física considerando as múltiplas variações de cultura corporal enquanto objeto de pesquisa e área de interesse social.
3.       Conhecer o peso e altura de cada aluno.
4.       Conhecer e perceber o corpo como estrutura única, corpo e mente que se relaciona, sente e desenvolve-se a partir das práticas culturais.
5.       Compreender o lazer como cultura e expressão do corpo que participa e mostra interesse em participar de atividades lúdicas interpretando e reinterpretando de forma autônoma o brincar;
6.       Compreender a diferença entre jogo e esporte e sua relação com
7.       Demonstrar domínio da técnica de realização das corridas de velocidade, meio fundo, fundo e com barreira;
8.       Executar com habilidade e dominar a técnica dos saltos arremessos e lançamentos;
9.       Melhorar as qualidades físicas;
10.    Aplicar as noções básicas da organização esportiva.


IICONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DIMENSIONAMENTO DOS PERÍODOS
1º PERÍODO
INTRODUÇÃO À DISCIPLINA;
Ø  Apresentação do programa da Educação Física escolar;
Ø  Metodologia do ensino, processo de avaliação;
Ø  Documento oficial de embasamento legal da Educação Física escolar.

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA;
Ø  Tendências da Educação Física;
Ø  Educação Física na escola, para quê?
Ø  Discutindo os conteúdos da Educação Física.

2º PERÍODO
Antropometria
  Ø  Medidas antropométricas: peso e altura;
Corporeidade
  Ø  As concepções de corpo;
  Ø  Consciência corporal;
  Ø  O lugar do corpo na escola;
  Ø  Visão do corpo enquanto produto de consumo da sociedade e influência da mídia.
Lazer
  Ø  Conceitos de lazer;
  Ø  Tipos de lazer;
  Ø  O brincar na formação humana;
  Ø  Lazer como direito.
Jogo X Esporte
  Ø  Conceito de jogo e esporte;
  Ø  O esporte na escola;
  Ø  Cooperação X Competição
3º PERÍODO
ATLETISMO
  Ø  Histórico;
  Ø  Regras;
  Ø  Técnica das corridas de 100m, 200m, 400m e revezamento 4 X 100m;
  Ø  Técnica das corridas de meio fundo, fundo e com barreira;
  Ø  Técnica dos saltos;
  Ø  Técnica dos arremessos e lançamentos.

4º PERÍODO
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE.
  Ø  Capacidades físicas (velocidade, força, resistência, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio);
  Ø  Benefícios da atividade física;
  Ø  Riscos do sedentarismo para profissionais que trabalham nos comércios;
  Ø  Projeto orientação postural direcionado a área comercial e profissionais da informática.
EVENTOS ESPORTIVOS 
  Ø  Encontros esportivos, folclóricos e sociais;
  Ø  Organização de eventos esportivos e culturais.

III – METODOLOGIA DE TRABALHO
Aulas expositivas, leitura compartilhada de textos referentes ao conteúdo, slides sobre o conteúdo abordado, explanação e discussão do conteúdo, resolução e correção de exercícios, atividades em grupo e individual, pesquisa no laboratório de informática, atividades lúdicas, exercícios de alongamento e aquecimento, introdução à prática esportiva, atividades ligadas à área de enfermagem.
IV – RECURSOS DIDÁTICOS
Apostila Primeiro, aprender, quadra, quadro branco, apito, bolas, centro de multimeios, computadores do laboratório de informática, internet, caneta, caderno, alunos, professora, regentes do centro de multimeios e do LEI.
V – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
·         Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como jogos, danças, luta;
·         Participação nas atividades respeitando as regras e a organização;
·         Interação com os colegas, sem estigmatizar ou discriminar;
·         Avaliação prática e escrita.
VI – BIBLIOGRAFIA
Primeiro Aprender: Módulos 1, 2 e 3 da SEDUC – CE;
BETTI, I.C.R. O prazer em aulas de educação física. A perspectiva discente;
DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física no ensino médio. Reflexões e ações;
MATTOS, Mauro Gomes de. Educação Física na adolescência. Editora Porte;
CAMARGO, Silva; FERREIRA, José e JUNQUEIRA, Roberto. Atletismo – corridas. Edições de Ouro;
MARQUES, Wlamir. Basquetebol. Brasília. MEC/SEED.


Primeiro Aprender
Aula 1 - Educação Física na Escola: Para quê?
Nas aulas de Educação Física se busca a consciência corporal e o estilo de vida ativo e saudável.
Você sabe para que existe a Educação Física na escola? 

Sabia que as aulas devem estabelecer uma relação do jogo, do esporte, da dança, das lutas e da ginástica com os valores humanos? 
Entre esses valores, encontram-se a solidariedade, a honestidade, o companheirismo, o respeito às regras e à ética. 
É função da Educação Física escolar conscientizar as alunas e os alunos para os benefícios de uma vida ativa e saudável. Alcançar esse objetivo só se torna possível com sua participação.
A importância dessa disciplina para a vida ocorre quando o corpo da aluna e do aluno tem lugar garantido na escola. Esta ação contribui para o desenvolvimento humano de forma harmoniosa e completa. Precisamos manter uma comunhão saudável entre o corpo, a alma, a natureza, os desejos e a sociedade. Quando isso acontece, potencializamos nossas capacidades de aprender. Realizamos de forma criativa ações que vão do estudo às tarefas cotidianas. Assim, a Educação Física escolar envolve uma infinidade de ações corporais e mentais. Não se reduz a uma mera vivência do físico.
Nas aulas devem estar contidos valores humanos, aprendizagem corporal, e a consciência para uma vida ativa e saudável. Proporciona-se, assim, momentos de integração, respeito e formação de novas amizades.
Questões:
1. Você consegue identificar no dia a dia os benefícios que as aulas de Educação Física trazem para a sua vida? Se afirmativo, de que forma isso ocorre? Se a sua resposta for negativa, a que você atribui esse fator?
2. O texto fala em valores humanos que podem vir a ser desenvolvidos nas aulas de Educação Física. Qual dos valores abaixo você observa a necessidade de maior aplicação em nossa sociedade? Narre uma situação cotidiana em que você tenha percebido a falta ou a aplicação desse valor.
( ) Solidariedade
( ) Honestidade
( ) Companheirismo
( ) Respeito às regras
( ) Ética
3. Leia a expressão: “O corpo da aluna e do aluno tem lugar garantido na escola pela necessidade de desenvolvimento humano de forma harmoniosa e completa”. Encontre e transcreva abaixo uma frase no texto que justifique essa necessidade.
4. Marque V para verdadeiro ou F para falso nas seguintes afirmações:
( ) A Educação Física na escola trata exclusivamente do físico.
( ) O aprendizado da prática esportiva deve iniciar-se na escola.
( ) Conscientizar as alunas e os alunos para uma vida ativa e saudável não está relacionado entre as funções da Educação Física na escola.
( ) Educação Física desenvolve a compreensão das regras sociais.
5. Você está participando de um concurso que elegerá a melhor frase sobre o tema: Para que a Educação Física na escola? Crie a sua frase com base nas informações contidas no texto.
Aula 2
Consciência Corporal e Estilo de Vida Ativo e Saudável
O estilo de vida que levamos é responsável pela saúde que temos.

Os estilos de vida da sociedade atual apresentam características próprias da modernidade. A velocidade e fragilidade nas relações, o estresse, o distanciamento das pessoas e os contatos virtuais são “justificados” pela falta de tempo.
Essas características afastam as pessoas de uma consciência plena de seu corpo. Conhecer a si próprio é saber dos seus desejos e potencialidades. Tornar-se uma pessoa segura em relação aos desafios da vida deveria ser a meta a alcançar.

Ser consciente é procurar a todo instante melhorar enquanto Ser humano. É assumir uma atitude positiva diante do mundo, criando a perspectiva e necessidade de mudanças no estilo de vida. E é assim que podemos cultivar um corpo ativo e saudável.
Ser ativo fisicamente não se relaciona apenas ao rendimento, à eficácia e à estética: o corpo deve ser ativo pela necessidade de auto-realização e manutenção de hábitos favorecedores de níveis consideráveis de boa saúde.
O corpo é o primeiro e mais natural patrimônio que temos. Respeitá-lo em sua individualidade é não permitir que o manipulem. É dizer não à obrigação do consumo, exploração de imagem e padronização estética.

Questões:
Agora que você já leu o texto, procure responder com suas palavras as questões a seguir:
1. Você faz alguma prática que possa ser entendida como de “consciência corporal”? Se afirmativo, fale sobre ela e em caso de resposta negativa, vá ao texto e extraia uma frase que lhe ajude a compreender como esta ocorre.
2. Você se considera uma pessoa com um estilo de vida ativo?Justifique.
3. Os modos de vida e atitudes da sociedade influenciam o agir das pessoas. Encontre no texto e transcreva para as linhas abaixo, o trecho que confirma esta afirmativa. Em seguida, faça uma lista das atitudes e ações que você considera importante que ocorram para transformar o estilo de vida e o meio social.
4. Você foi escolhido para liderar uma campanha sobre atitudes positivas diante da vida. Elabore frases curtas que irá compor os cartazes da campanha, chamando a atenção das pessoas para esse movimento.

Aula 3 
O Brincar na Formação Humana
Através de participação em brincadeiras, nos tornamos mais sociáveis e criativos.
A busca de sentimentos agradáveis, do prazer,da alegria e do brincar acompanham o homem em toda sua evolução. Com as exigências das sociedades industrializadas e de produção capitalista e com a valorização do consumo de bens, o humano foi perdendo suas características naturais.
Na infância brincar é socialmente aceitável, e cientificamente comprovada sua necessidade. É no brincar que a criança concretiza suas experiências, se desenvolve e aprende. Ao final da adolescência, as pessoas já não atribuem tanta importância ao brincar. Utilizam seu tempo na maior parte do dia com o trabalho. Com esse comportamento, resta pouco para, conjuntamente com a família e amigos, desfrutarem de instantes de alegria e prazer.
É saudável incluir um tempo para brincar nas prioridades do dia-a-dia. Precisamos valorizar as atividades mais simples, pois estas geralmente concentram a maior parte de nossas boas lembranças.
Então, por que corremos tanto na busca do acúmulo de bens e do poder de consumo?
O brincar promove nas pessoas o desenvolvimento da confi ança em si e em suas capacidades. Leva crianças, jovens, adultos e idosos a desenvolverem percepções sobre as outras pessoas. Promove desafi os e tolerância, permitindo explorar potenciais e identificar limitações.
Assim sendo, brinque!
Questões:
1. Procure lembrar de uma brincadeira de infância descrevendo como você brincava com os amigos.
2. Imagine esta cena: um grupo de pessoas adultas brincando em uma praça. Não é um evento, festa, tampouco feriado, eles simplesmente resolveram reunir-se e brincar. Expresse sua opinião sobre este fato.
Para saber mais...
A modernidade acaba por modificar a maneira com que as pessoas brincam e participam de atividades de lazer. Vivências que antes utilizava as relações entre as pessoas, hoje ocorrem de maneira solitária. Além da relação com equipamentos audiovisuais, o homem participa de um lazer passivo, não se inserindo como participante direto, e sim espectador, abrindo mão de
receber os benefícios que essas manifestações oferecem. Dessa maneira, abandonamos a essência da existência humana, que se fundamenta na relação com o outro e na partilha de momentos onde o brincar motiva os encontros.

Aula 4 
O Esporte da Escola

Esporte da escola deve preparar alunas e alunos para a convivência humana. Para os professores de Educação Física, e parte significativa da sociedade, o esporte é um fenômeno social dos mais relevantes atualmente.
A prática de esportes potencializa benefícios como o aumento da força muscular, da flexibilidade e da resistência física. Atua como fator de amadurecimento psicológico. É um fenômeno cultural que educa quando bem orientado, sendo também considerado elemento de ascensão social para crianças e adolescentes.
Caso se valorize todos esses signifi cados citados conjuntamente, o esporte voltado para a educação é um elemento valioso. No jogo professoras, professores e alunas, alunos podem, em conjunto, utilizar situações vividas na prática para aprenderem a convivência humana. A vivência no esporte pode infl uenciar atitudes por toda a vida, quer seja o cultivo de hábitos saudáveis ou aspectos de formação moral.
O desenvolvimento de habilidades motoras voltadas ao esporte influencia na participação social. Participamos socialmente pelo esporte quando aprendemos a jogar e reconhecer os fundamentos técnicos das modalidades esportivas. Mesmo que não nos tornemos um atleta, aliás não é este o objetivo do esporte da escola, interagimos nos diversos grupos que frequentamos.
É através do esporte escolar como conteúdo da Educação Física que as alunas e os alunos iniciam o aprendizado esportivo. Por este aprendizado, adquirem a capacidade de vir a praticar o esporte como um bem de convivência saudável em suas vidas.


Questões:
1. O esporte como elemento socioeducativo está ligado às seguintes ações:
I. Potencializa benefícios como o aumento da força muscular, da flexibilidade e da resistência física.
II. É um fenômeno cultural que educa quando bem orientado.
III. Atuar como fator de desenvolvimento psicológico.
IV. Utilizar situações vividas na prática para aprenderem a convivência humana.
Estão certos apenas os itens:
a) I, IV
b) I, III,IV
c) II, III,IV
d) II, IV
e) I, II,III,IV
2. Analise as afi rmativas a seguir:
No jogo professoras, professores e alunas, alunos podem, em conjunto, utilizar situações vividas na prática para aprenderem a convivência humana.
O desenvolvimento de habilidades motoras voltadas ao esporte influencia na participação social.
Esporte é parte da cultura que possibilita o treinamento para que sejamos competitivos socialmente.
De acordo com a mensagem deixada pelo texto, assinale a opção correta acerca dessas afirmações.
a) somente a terceira afi rmativa está correta.
b) A primeira e a segunda afi rmativas estão corretas.
c) A primeira e a terceira afi rmativas estão corretas.
d) A segunda e a terceira afi rmativas estão corretas.
e) As três afirmativas estão corretas.

VOCÊ SABIA?

A prática regular de esportes onde você participa de forma voluntária e prazerosa, é uma boa saída para cultivar o viver saudável. Modalidades esportivas praticadas a dois podem render ótimos resultados. As razões são várias. A companhia de um amigo pode ser um ótimo estímulo. Além disso, os benefícios físicos e psicológicos trazidos pelo esporte são fundamentais para a recuperação e melhoria da qualidade de vida.

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