PLANO DE ENSINO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO |
DISCIPLINA: Educação Física |
CURSO : Enfermagem, Informática e Turismo |
SÉRIE: 3º ano A, 3º ano B, 3º ano C |
ANO LETIVO: 2012 |
PROFESSOR(A): Emanuely Barroso Magno |
CARGA HORÁRIA: 40 hs |
I – OBJETIVOS |
1. Geral: |
Ø Proporcionar a socialização e a recreação por meio de jogos pré-desportivos, como o futsal, o voleibol, o basquetebol, o handebol e brincadeiras através dos grandes jogos. Ø Conhecer e compreender a importância da atividade física para grupos especiais. Conhecer e praticar atividades físicas alternativas. |
2. Específicos: |
1. Aplicar as noções básicas de organização desportiva. |
2. Aplicar conhecimentos de primeiros socorros em situações práticas; |
3. Aplicar conhecimento de atividade física para grupos especiais; |
4. Vivenciar atividades físicas alternativas. |
IICONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DIMENSIONAMENTO DOS PERÍODOS |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS E CULTURAIS NA COMUNIDADE ESCOLAR. Ø Elaboração de projetos; Ø Desenvolvimento de eventos esportivos. |
2º PERÍODO |
PRIMEIROS SOCORROS |
Ø Desmaios; Escoriações;Hemorragias; Ø Contusões;Entorse;Luxações;Fraturas;Bandagens; Ø Parada respiratória; Ø Parada cardíaca. |
3º PERÍODO |
ATIVIDADE FÍSICA E GRUPOS ESPECIAIS. |
Ø Diabéticos; Problemas articulares; Ø Idosos; Hipertensos. Ø Gestantes; |
4º PERÍODO |
ATIVIDADES CORPORAIS ALTERNATIVAS. |
Ø Esportes radicais; Ø Esportes da Natureza; Ø Yoga; Ø Biodança. |
III – METODOLOGIA DE TRABALHO |
Aulas expositivas, leitura compartilhada de textos referentes ao conteúdo, slides sobre o conteúdo abordado, explanação e discussão do conteúdo, resolução e correção de exercícios, atividades em grupo e individual, pesquisa no laboratório de informática, atividades lúdicas, exercícios de alongamento e aquecimento, introdução à prática esportiva , atividades e projetos direcionados a área de enfermagem.
IV – RECURSOS DIDÁTICOS |
Quadra, quadro branco, apito, bolas, auditório, centro de multimeios, computadores do laboratório de informática, internet, caneta, caderno, alunos, professora, regentes do centro de multimeios e do LEI.
V – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
Ø Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como jogos, danças, luta;
Ø Participação nas atividades respeitando as regras e a organização;
Ø Interação com os colegas, sem estigmatizar ou discriminar;
Ø Avaliação prática e escrita.
VI – BIBLIOGRAFIA |
BETTI, I.C.R. O prazer em aulas de educação física. A perspectiva discente;
DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física no ensino médio. Reflexões e ações;
MATTOS, Mauro Gomes de. Educação Física na adolescência. Editora Porte;
MARQUES, Wlamir. Basquetebol. Brasília. MEC/SEED.
Planejamento e Organização de Eventos
A organização de eventos é trabalhosa e de grande responsabilidade. Acontece "ao vivo", e qualquer falha comprometerá o conceito/imagem da organização para a qual é realizado, e do seu organizador.
Para ter objetivos plenamente atingidos, é fundamental que se faça um criterioso planejamento, que envolve: objetivos, públicos, estratégias, recursos, implantação, fatores condicionantes, acompanhamento e controle, avaliação e orçamento.
Objetivos: devem ser considerados como geral e específicos. É onde determina o que pretende com o evento, de forma ampla e específica.
Públicos: é a quem se destina o evento, determinando se externo, interno ou misto, e quem dentro dessa classificação.
Estratégias: consiste naquilo que serve de atração para o público de interesse do evento.
Recursos: são todos os humanos, materiais e físicos que serão utilizados no evento.
Implantação: é a descrição dos procedimentos, desde a aprovação do projeto até o seu término.
Fatores condicionantes: são fatos, decisões e acontecimentos aos quais o projeto fica condicionado para a sua realização.
Acompanhamento e controle: é a determinação de quem e como será feita a coordenação de todo o processo da organização do evento.
Avaliação: é feita após o evento em forma de relatório para ser entregue a quem solicitou a organização. É uma espécie de prestação de contas.
Orçamento previsto: deve ser feito detalhadamente. É dele que virão os recursos financeiros necessários para o pagamento dos recursos humanos e materiais. Caso se busque patrocínio, apoio, permuta, deverá ser dividido em cotas para serem negociadas com os interessados.
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